Nossa História
Santa Casa de Misericórdia de Taquarituba aos dezenove dias do mês de Fevereiro de 1.954, na Câmara Municipal de Taquarituba, reuniram-se os membros da sociedade amigos da cidade, os Senhores Dr. Claudio Dias da Silva, Walter de Freitas, Zanoni de Oliveira, João Rui Nogueira, José Miguel Geová Sobrinho, Milton Jorge Pereira, João Roberto de Almeida – Prefeito Municipal , Professor Dorival Dias de Carvalho , Waldomiro Rodrigues, Arthur Vaz , Altino Gomes, João Bortotti, Trajano Gabriel , Antonio da Silva Rodrigues e José Penna com o nobre propósito de criar uma Entidade onde pudessem praticar obras de caridade, sem distinção de crenças ou nacionalidades. Nessa data, os amigos decidiram que, com o apoio da população de Taquarituba, fariam um empreendimento de interesse público, a construção da Santa Casa.
Em 24 de Março de 1.954, na segunda reunião, foi aprovado o estatuto da entidade, e constituída uma sociedade com a denominação de Santa Casa de Misericórdia de Taquarituba, com sede à Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 95, Taquarituba, Estado de São Paulo e eleita a primeira
Diretoria: Provedor Sr. José Pena, Secretário Sr. Arthur Vaz, Tesoureiro Sr. João Bortotti,
Mesários: Sr. Dorival Dias de Carvalho, Sr. Waldomiro Rodrigues, Sr. Trajano Gabriel, Sr. Antônio da Silva Rodrigues e Sr. Altino Gomes
Em três de abril de 1.960, às 11 horas, no Paço Municipal, com a presença de várias pessoas e sob a presidência do Deputado Israel Dias Novaes, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, foram tratados assuntos de suma importância para a Construção da Santa Casa de Misericórdia de Taquarituba. Foi apresentado o Dr. Eduardo Corona, arquiteto de renome que ofereceu-se, espontaneamente, para projetar as obras da futura Entidade. Em 20 de Outubro de 1.960 foi criada uma comissão para arrecadação de numerário para a construção da Santa Casa de Taquarituba, formada por Pedro de Almeida, Josias Gomes, José Picasso Chamorro e Oscar Alves Janeiro. Oficialmente, a Santa Casa foi criada e publicada no Diário Oficial, em 14 de Maio de 1.970, e vem prestando relevantes serviços à população de Taquarituba e Região.
Em 27 de Janeiro de 1.974, a Santa Casa foi inaugurada em Ato Solene Inaugural, Missa em Ação de Graças, Almoço às autoridades e entrega de Diplomas aos Sócios Beneméritos que contribuíram para a construção do prédio, sendo a diretoria composta por: Jorge Camargo de Souza – Provedor, Antônio Pereira, Luiz Ferreira Neto, Hélio Peckio, Joel Gomes, Josué Penna Sobrinho, Nelson Pavan. Ao longo de sua história a Santa Casa de Taquarituba firmou-se como instituição filantrópica e com fim a assistência médica hospitalar, moral e religiosa aos enfermos, sem qualquer distinção de nacionalidade, sexo, condição, social, credo político, religioso e cor, bem como assistência médica hospitalar aos enfermos e acidentados, gratuitamente ou não, de acordo com suas posses.